quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

CONCLUIDO O CURSO DE ECOLOGIA SOCIAL


Com a realização do ultimo módulo do Curso de Ecologia Social, com enfase em agricultura urbana, realizado nos dias 07, 08 e 09 de dezembro de 2007 no Centro de Treinamento de Meruoca, ficou concluído o curso. Neste módulo foi discutido o Consumo Consciente e Economia Solidária. Tivemos ainda neste módulo entrega de certificados e um almoço deconfraternização, que contou com a presença de representantes das escolas estaduais onde os alunos estudam em seus respectivos bairros, monitores e palestrantes que colaboraram no decorrer das aulas realizadas na Meruoca.

A continuidade dos trabalhos do grupo foi discutida com toda a turma no sentido de realizar uma agenda de trabalho com os alunos a fim de concretizar de concretizar as ações de continuidade do curso com as turmas tendo como foco arealidade dos bairros e das escolas. Como indicativo o grupo vai estudar a problemática da barragem da Vila União e Terrenos Novos, Horto doIBAMA localizado no bairro do Junco (uma floresta de caatinga encravada na zona urbana de Sobral, sem nenhum vinculo com acomunidade), A lagoa de estabilização da Vila União, Fabrica de Cimentoinstalada no entorno dos bairros do Junco, Vila União e Terrenos quais os impactos ambiental e de saúde com a proliferação do pó do cimento jogado nesta população?, Estudo de conhecimento da APA – Área deProteção Ambiental do Córrego (Instalada na zona urbana de Sobral –Bairro Expectativa), Lagoa da Fazenda.

Um dos pontos fortes do curso foi o aspecto lúdico e cultural, composto por sessões de filmes e de discussões sobre temas que possam enriquecer osconhecimentos adquiridos no curso, serão realizadas uma vez por mês,onde reunirão todos/as fazendo o elo entre os grupos que terão atuaçãolocal. Este momento tem o objetivo de continuar com a integraçãoadquirida no período da realização do curso na Meruoca.

Aprofundando o aspecto da agricultura urbana, alguns participantes do curso irão realizar projetos de horta comervas medicinais nas escolas e em seus bairros, além de seprontificarem a colaborar com os técnicos do Projeto de AgriculturaUrbana na produção de canteiros, plantio de mudas nas residências dasfamílias que participam do programa.

Outra atividade bem discutida com a turma foi a integração detodos/as no Programa de Rádio "NATUREZA EM SUA CASA" que vai ao artodos os sábados pela Rádio Educadora de Sobral. Ficaram formadasequipes composta por três pessoas (jovens) que irão participar daelaboração e da locução do programa.

Nenhum comentário: