quinta-feira, 22 de novembro de 2007

FAMILIAS TROCAM LIXO RECICLAVEL POR DESCONTO NA CONTA DE ENERGIA


O Instituto Carnaúba em parceria com a COELCE e a escola municipal Mocinha Rodrigues, situada no Bairro dos Terrenos Novos, hoje, dia 21 de novembro iniciou a confecção dos cartões, bem como a coleta de lixo reciclável das pessoas que irão participar do projeto ECOELCE.

Estiveram presentes as famílias do Bairro Vila União e dos Terrenos Novos, munidos do papel de energia e do lixo a ser entregue a empresa coletora.

O objetivo do Instituto Carnaúba é envolver as famílias que estão inscritas no Projeto de Agricultura Urbana dos Bairros Vila União Terrenos Novos, Parque Silvana I, II e Expectativa. Esta parceria com a COELCE só vem a acrescentar na educação ambiental das pessoas a qual estamos trabalhando.

O que é o programa ECOELCE

O Programa COELCE de Desenvolvimento Social pela Energia Consumida ECOELCE está sendo realizado através do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento regido pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica. A COELCE - concessionária de energia elétrica do Ceará, a KNBS Knowledge Networks & Business Solutions e a UNIFOR - Universidade de Fortaleza estão trabalhando para o desenvolvimento de um conjunto de ações que visam o incentivo e a melhoria da qualidade de vida social através do pagamento da fatura de energia elétrica de forma diferenciada, gerando desenvolvimento da qualidade de vida e de atividades produtivas, permitindo e fomentando mudanças culturais com um programa de reciclagem sustentável.

O ECOELCE busca incentivos ao pagamento do consumo de energia elétrica para a população de baixa renda utilizando o lixo reciclável, resíduos sólidos com preço de mercado. Um sistema computacional e de controle robusto para a viabilidade do projeto está sendo desenvolvido pela KNBS com o intuito de estabelecer mecanismos formais de operação e gerenciamento financeiro-sistêmico. Este sistema permite avaliações criteriosas dos resultados, permitindo a classificação geral da coleta de resíduos de forma regionalizada, controle de metas para o projeto e aferição de resultados, além de estatísticas sociais.

Nenhum comentário: