quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Realizado Módulo 01 do Curso de Agricultura Urbana


Realizou-se nos dias 12, 13 e 14 de Outubro, no Centro de Treinamento da Meruoca, o 1º módulo do curso de Ecologia Social, voltado para a Agricultura Urbana.

Participaram 33 jovens que chegaram ao final do processo seletivo. O promeiro módulo abordou, o desenvolvimento local, a ecologia em seus multiplicos aspectos, social, economica, humana etc. Houve ainda dinamicas como a confecção de máscaras em uma dinamica que busca a integração dso grupo, roda de conversas etc.

O local onde está acontecendo o curso é o Centro de Treinamento da Meruoca, que segundo consta do livro História Religiosa de Meruoca deautoria do Pe. Sadoc de Araújo(*) (pág. 179), que a construção deste prédio deu-se a partir de uma primitiva casa, esquina da rua principal, na povoação de Meruoca, construída pelo Pe. José Tomás de Albuquerque no século XIX. O prédio sofreu várias modificações através do tempo e foi sendo melhorado e ampliado em suas instalações. Foi reformado por Dom José Tupinambá da Frota que o dotou com todas as instalações básicas que ainda hoje continuam presentes.

Dom Walfrido Teixeira Vieira, que o sucedeu, continuou ampliando e melhorando as condições do prédio, dotando-o com todos os requisitos necessários à realização dos encontros de pastoral e as Assembléias Pastorais da Diocese. Funcionou no mesmo prédio o patronato São José, dirigidos pelas Irmãs Josefinas, inaugurado no dia 19 de fevereiro de 1966.

Nenhum comentário: