quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Parceira com o programa ECOELCE

O Instituto Carnaúba em parceria com a COELCE e o ABC da Vila União realizaram reunião dia 16 de outubro de 2007 com o objetivo de discutir e implementar o Programa Ecoelce. Estiveram presentes famílias do Bairro Vila União e do Terrenos Novos. O objetivo do Instituto Carnaúba é envolver as famílias que estão inscritas no Projeto de Agricultura Urbana no programa ecoelce.

O PROGRAMA ECOELCE

O Programa COELCE de Desenvolvimento Social pela Energia Consumida ECOELCE está sendo realizado através do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento regido pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica. A COELCE - concessionária de energia elétrica do Ceará, a KNBS Knowledge Networks & Business Solutions e a UNIFOR - Universidade de Fortaleza estão trabalhando para o desenvolvimento de um conjunto de ações que visam o incentivo e a melhoria da qualidade de vida social através do pagamento da fatura de energia elétrica de forma diferenciada, gerando desenvolvimento da qualidade de vida e de atividades produtivas, permitindo e fomentando mudanças culturais com um programa de reciclagem sustentável.

Baseando-se em uma pesquisa cientifica, realizada em 184 comunidades de baixa renda da grande Fortaleza, foi observado que enquanto o lixo reciclável, que possui um valor de mercado, se encontra exposto inadequadamente ao meio ambiente, esta mesma população demanda energia elétrica e não possui condições financeiras para comprar tal serviço.

O ECOELCE busca incentivos ao pagamento do consumo de energia elétrica para a população de baixa renda utilizando o lixo reciclável ? resíduos sólidos com preço de mercado. Um sistema computacional e de controle robusto para a viabilidade do projeto está sendo desenvolvido pela KNBS com o intuito de estabelecer mecanismos formais de operação e gerenciamento financeiro-sistêmico. Este sistema permite avaliações criteriosas dos resultados, permitindo a classificação geral da coleta de resíduos de forma regionalizada, controle de metas para o projeto e aferição de resultados, além de estatísticas sociais.

É de fundamental importância a abordagem social do Projeto, que objetiva não apenas promover uma transferência tecnológica, mas contribuir para uma mudança cultural no modo de vida da população, favorecendo ao uso racional dos recursos naturais, melhorando as condições de higiene e, em última análise, colaborando com práticas de cidadania, sustentabilidade e fixação do homem na região.

Nenhum comentário: